quarta-feira, 27 de outubro de 2010

O significado da etiqueta no Dojo


A etiqueta marcial não é meramente um amontoado de gestos repetidos sem função aparente. Todo ritual feito no Dojo, seja uma simples reverência antes da prática, seja o cumprimento ao Kamiza, possui um sentido maior : o de incentivar o desencadeamento da humildade no praticante. Tantos pequenos gestos na prática do Aikido, dentro do Dojo, força-nos a, paulatinamente, suplantarmos as mesquinharias do ego, para que fortaleçamos nosso caráter com mais justiça e retidão.
O Aikido é aplicado tanto no Dojo, quanto na vida, pois os pequenos desafios aos quais somos obrigados a vencer no tatame, refletem-se a posteriori, no nosso caráter, moldando positivamente nossa personalidade.
As inúmeras vezes em que somos corrigidos por nosso Sensei, as incontáveis vezes em que erramos, mesmo acreditando-se que desta vez, finalmente acertamos a técnica, nossos deslizes no dojo, frutos de uma educação ocidental privada da rígida retidão japonesa, tudo isso, representa as arestas que com os anos de prática, vamos lapidando, aparando, até que consigamos nos tornar, não só bons praticantes, mas também, pessoas melhores.
Pessoas que aprenderam a ouvir, aprenderam a compreender uma crítica e mais do que tudo, descobriram o valor do respeito, da disciplina e da humildade.
O Aikido, em todo o seu contexto marcial, filosófico e disciplinar, torna-nos pessoas mais fortes, que não se abalam facilmente perante os revezes da vida, as contrariedades do cotidiano e os percalços que muitas vezes nós mesmos criamos.
Temos assim, um grande desafio a superar : Mais uma vez: Nós mesmos!
Conscientizarmo-nos que abaixar a cabeça não necessariamente significa sermos subservientes; que quanto antes admitirmos nossos erros, mais rapidamente encontraremos o caminho do acerto; por fim, que toda e qualquer pessoa, na mais despretensiosa ocasião, pode ter algo a nos ensinar.
Portanto: Não revide! Aceite, adapte-se, saiba extrair a sabedoria ali camuflada e incorpore-a ao seu espírito.

4 comentários:

  1. Parabéns pelo blog, varios artigos interessantes !

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pela participação! Fique a vontade para contribuir conosco!

    ResponderExcluir
  3. Olá Márcio! o mérito da montagem é de um grande amigo e praticante de Aikido! Domo!

    ResponderExcluir