sábado, 3 de setembro de 2011

Ensinamentos secretos de Morihei Ueshiba

Obra obrigatória para todos os praticantes da arte que aspiram desvendar a essência do Aikido, Os Ensinamentos Secretos do Aikido, do Sensei Ueshiba, traz ensinamentos profundos, tanto filosóficos e místicos, quanto práticos propriamente ditos, que abrem os olhos do praticante para detalhes que farão toda a diferença na aplicação da técnica. Senti-me, como estudante do Aikido,no dever de  transcrever, as pérolas desveladoras presentes nesse inesquecível livro! Espero que os ensinamentos abaixo, contribuam em muito, tanto na vida pessoal do amigo leitor, quanto no dojo! 


As citações não poderiam deixar de serem iniciadas com o famoso e talvez mais completo lema do Doshu: Masakatsu agatsu katsuhayabi - A verdadeira vitória é sobre nós mesmos, aqui e agora!


" Com relação aos movimentos do corpo, eles são como o movimento da onda do mar - quando ela está no seu apogeu. Quando um ataque chega, ele se torna yang e reverbera. A inspiração é um ato dinâmico em que você enche todo seu ser com a respiração sutil. A expiração é expelir energia da origem divina. Mantenha seu espírito focado no ataque. Unifique-se com ele. "


"No Aikido, antes que um oponente possa tomar uma posição sólida, defrontando-nos, precisamos absorver completamente seu espírito."


"No Aikido, as técnicas mudam constantemente, visto que a mudança e a adaptabilidade  são uma parte essencial do Aikido. Estou sempre treinando e estudando com essa atitude, alterando constantemente as técnicas de acordo com as circunstâncias. No Aikido não existem formas. É um erro deixar-se aprisionar por formas. Agindo assim, não é possível responder com a sutileza necessária."


" As técnicas estão limitadas a circunstâncias específicas e seu foco é muito limitado. Se o espírito está completamente receptivo, pode-se ajustar a qualquer circunstância; assim, não existe necessidade de estabelecer formas."


" No Aikido, nunca focamos as mãos de nosso oponente. Olhe além da forma física. "


" O Aikido é a incorporação do amor."


" O verdadeiro Budo é invencível porque ele não disputa com nada. A vitória significa derrotar de modo completo a mente conflituosa inerente a ela. "


" O Aikido nos conecta com o mundo além da forma."


" O Aiki pode ser explicado como a interação do triângulo com o círculo e o quadrado. Um círculo com um ponto no centro representa a imobilidade e o desenvolvimento do espírito. É o fluxo circular que cria uma miríade de técnicas. O quadrado representa as transformações ilimitadas. O triângulo gera o poder do Ki, e a posição triangular é a invencível postura do guerreiro. "


" O corpo é um triângulo; o círculo está no centro exato. Essa força sustenta a vida e conecta o vazio com a forma. O Aikido liga o vazio e a forma ao amor. "


" Controle seu oponente sempre se mantendo em um lugar seguro e que não possa ser atacado. "


" Você deve encontrar o lugar onde o vazio ( shinku no ki ) e o não preenchido ( ku no ki) se localizam. O universo é cheio de vazio. O não preenchido possui a suprema energia que ativa a matéria. Se você se liberta dos elementos mais pesados e conecta os seus movimentos com o vazio, técnicas eficientes irão surgir. Impregne todo o seu corpo com o vazio e limpe sua alma. "


" Alterações sutis em sua respiração lhe permitem executar livremente as técnicas. "


" Se o oponente atacar com fogo ( yang ) você neutraliza o ataque com água ( yin ); se o oponente atacar com fogo, conduza-o se tornando água para engolir e absorver o ataque tornando-o inofensivo. Funda sua respiração com o ataque. Esse é o estado de não eu. "


" Se seu parceiro quer puxar, a intenção de puxar  surge antes de a ação se manifestar; antecipe qualquer ataque e torne-o inofensivo com a resposta apropriada. Aikido é a capacidade de perceber inadequações. "


" As técnicas de Aikido nunca são rígidas ou duras, elas são adaptáveis  e fluem livremente. "


" No Aikido  de Ueshiba não existem inimigos. É um erro considerar alguém um oponente ou inimigo, ou querer ser mais forte que qualquer pessoa, ou pensar em derrotar alguém. No verdadeiro Budo, não existem oponentes ou inimigos. "


" Para compreender o Aikido, primeiramente desenhamos um círculo. Quando um círculo é feito, ele cria uma esfera de influência. Se você traz o oponente para essa esfera de influência, pode projetá-lo apenas com um dedo. As técnicas consistem em movimentos circulares combinados. Sinta os movimentos técnicos através do seu corpo e mantenha seu espírito circular. O círculo é completamente vazio, um nada de onde surgem todas as coisas. O círculo permite possibilidades ilimitadas de controle. "


" Focar um oponente é ser imediatamente derrotado. A técnica e o Ki devem ser uma unidade. "


" No Aikido não lutamos ou disputamos para vencer. Saímos vitoriosos pelo fato de não lutar. É o princípio da não resistência. É ser vitorioso sobre si, vitorioso em realizar sua missão na vida. É o treinamento  em Masakatsu agatsu katsuhayabi, para avançar ao longo da trajetória universal. É preciso praticar continuamente até que você perceba a sua bondade natural, sua verdade inata. "


" No Aikido, nunca atacamos. O ataque prova que não se está confiante da vitória, que já se está derrotado espiritualmente.  Nunca forçamos um oponente de um modo não natural. Utilize o poder descontrolado do ataque para retornar a violência para o próprio atacante; deixe-o ser derrotado em sua própria proposta. Quanto mais violento e  descontrolado é um ataque, tanto mais fácil é controlá-lo.   VENCEMOS AO NÃO LUTAR. "


" Nunca evite um desafio. Não tente controlar  ou restringir seu oponente de modo não natural. deixe seu oponente  fazer o que ele desejar. O Aikido  é conectar-se com o Ki. "


" Não dê aos seus oponentes nenhuma oportunidade para dominá-lo. Diante de qualquer desafio, permaneça calmo, centrado e otimista. Guie seus oponentes para um caminho melhor e fique sempre atrás do ataque. Suas técnicas devem ser tão rápidas quanto um relâmpago. Não importa se existe ou não um oponente. Apenas execute os movimentos que você pratica diariamente em seu treino. A maneira pela qual você se movimenta criará a sua técnica. Funda-se com o seu oponente, mova-se em conjunto com ele. "


" Desenhe um círculo imaginário tendo o seu próprio centro como o ponto central. Sempre permaneça no centro. O movimento circular é a chave. Crie sempre uma técnica que tire vantagem do ponto fraco do oponente. Perceber uma abertura na defesa de seu oponente é sempre a chave do Budo.  O verdadeiro budo não serve para destruir o oponente, mas para desarmar um ataque espiritualmente fundindo-se com os movimentos dele e fazendo-o desistir de bom grado de sua agressão. "


Segue abaixo a meditação que O sensei sempre fazia para unir-se à natureza e sentir o Ki espiritual. 


" Vamos nos sentar em seiza. Contemplemos nosso corpo do nariz até o umbigo. Abra as narinas, perceba como o universo funciona - o cheiro, a cor, o fluxo da energia. O dedão do pé esquerdo deve tocar o dedão do pé direito ( o esquerdo simboliza izanagi e o fogo, e o direito, Izanami e a água. Junto eles formam um só corpo).  Somos os filhos espirituais desses dois deuses da geração. O verdadeiro budo ilumina o mundo do espírito. Até agora, o budo vem sendo considerado o mundo físico, e é por essa razão que existe constante estado de guerra. Junte seus dedos em um mudra 
( gesto ritual) universal e feche os olhos. Aquiete sua mente e corrija sua forma. Respire profundamente e junte toda a essência sutil do universo. Inspire o universo e una-se à criação. Siga os ditames da natureza. Você irá sentir o Ki subir e irá experimentar uma sensação de calor. Seu corpo ficará cheio de Ki espiritual. "


Por fim, as palavras finais do Sensei:


" O Aikido não tem limites. Tenho agora 76 anos, mas continuo  a treinar. Nosso dojo  é todo o céu e a terra. O caminho da prática  não tem fronteiras, não tem fim. O treinamento é uma prática para toda a vida. É ilimitado. Acredite no Aikido; faça do Aikido sua morada. Cuide com carinho do céu e da terra. Ame todas as coisas. Essa é a nossa missão, o objetivo de treinar o Aikido."


Devemos ler e reler quantas vezes forem necessárias tais ensinamentos... A cada vez que relemos, algo se desvela à nossa frente... A circularidade, a antecipação, a absorção do movimento, a não resistência... Desejo a todos, uma profunda meditação seguida de uma ardorosa aplicação sobre todos esses ensinamentos fundamentais do Grande Sensei Morihei Ueshiba!

2 comentários:

  1. Poxa, nem sabia que você tinha um blog, mas gostei.

    Realmente, a cada vez que leio a mesma coisa sobre os ensinamentos de Morihei sempre percebo algo diferente.

    Um beijo.

    ResponderExcluir
  2. Que bom que gostou André!!!!!! Conto com sua colaboração sempre valiosa aqui no blog!
    Beijos!

    ResponderExcluir