segunda-feira, 5 de julho de 2010

Furitama - Exercícios para o Ki


Na figura acima, vemos como os shintoistas tradicionais fazem o Misogui. Observe as semelhanças com os exercicios que fazemos nas aulas do Instituto Takemussu e nos dojos tradiconais em todo o mundo. Estes exercicios fazem parte dos ensinamentos do Templo Tsubaki onde " mora", o kami : Sarutahiko-O-Kami, no Japão. O professor Wagner Bull possui o livro de onde estes exercicios foram retirados antes de ir para a Internet. Existe um templo na California filiado ao templo niponico.

Misogi e Exercícios Espirituais
Antes do Misogi
A mente e o corpo devem estar condicionados antes do misogi. Na noite anterior, é recomendado que não se coma carne e não se beba nada alcoólico. Os sentidos devem estar liberados, pois estamos evitando substâncias físicas que poderiam distorcer ou nublá-los. Eles tem que estar prontos para estarem receptivos.

Preparação
Aqueles que tomarão parte se reúnem em frente do escritório do Santuário na hora combinada e, de lá vão até o salão ao lado do Haiden para receber o chamado shubatsu, uma forma simplifidada de oharai. Como a cachoeira, chamada de Konryu Myojin (Myojin quer dizer "Kami bondoso") é um Kami, há a necessidade de purificar-se antes de entrar. Em seguida, vamos aos vestiários onde os homens colocam vestimentas (tipo cirolas) brancas e hachimaki, faixas na cabeça, e as mulheres colocam robes longos e brancos, como kimonos e hachimaki. Após deixarem os vestiários, nos movemos até uma área aberta acima da entrada da cachoeira e ficamos de frente com o Honden. Fazemos reverências duas vezes, batemos palmas duas vezes e reverenciamos mais uma vez. Agora estamos prontos para começar os exercícios de aquecimento.

Exercício I: Furitama (Chacoalhar a Alma)
1. Fique de pé abrindo suas pernas na largura de seus ombros.
2. Junte suas mãos, com a mão direita sobre a mão esquerda. Deixe um espaço entre elas, grande o suficiente para uma bola de pingue-pongue imaginária.
3. Coloque suas mãos nessa posição em frente de seu estômago e balance-as vigorosamente para cima e para baixo.
4. Enquanto as chacoalha, concentre-se e repitas as palavras: Harae-do-no-Okami --- uma invocação para o Kami do lugar do harai.



Objetivo do Exercício I
O propósito de se chacoalhar a alma é o de gerar a percepção dele em seu próprio ser. Kon (a alma) em Shinto, é um dos quatro elementos importantes, juntamente com Mei (vida), Rei (o espírito) e Ki (o qual significa Espírito no aspecto causal --- Ki é um tipo de fonte de energia). Kon é a mais importante dos quatro, pois os seres humanos podem ser descritos também como Waketama (almas separadas individualmente), que é uma maneira diferente de se dizer "crianças do Kami".

Exercício II: Torifune (Exercício de Remar)
1. Fique de pé e coloque sua perna esquerda à frente.
2. Feche ambos os pulsos com seus dedões dentro.
3. Incline-se para a frente e mova seus braços como se estivesse remando um bote, começando de seu joelho esquerdo e terminando próximo as suas axilas. Ao "remar", grite "Yie".
4. Execute isso vinte vezes e em seguida repita o Furitama.
5. Troque sua posição colocando sua perna direita à frente, repita o Torifune gritando "Ei" e "Ho" alternadamente. Faça isso por vinte vezes e repita o Furitama.
6. Volte a posição com o pé esquerdo à frente e com os punhos cerrados como antes, traga suas mãos até seu peito e grite "Yie", jogando-as para baixo e para frente com suas mãos abertas e seus dedos estendidos, para gritar "Se". Após isso, repita novamente o Furitama.

Objetivo do Exercício II
O propósito básico é introduzir uma dimensão de exercícios físicos juntamente com espirituais. Por ser o misogi uma experiência psicofísica, ambos os tipos de aquecimento são necessários.

Exercício III: Otakebi (Gritando)
1. Fique em pé deixando um espaço entre seus pés.
2. Coloque suas mãos em sua cintura.
3. Siga o michihiko (líder) quando ele gritar as palavras seguintes em invocação: Iku-tama! Taru-tama! Tama- tamaru-tama!
4. Siga-o repetindo três vezes a invocação: Okami! Okami! Kunitsu-Okami! Sarutahiko Okami To-toshi-ya!

Objetivo do Exercício III
Gritando Iku-tama ativa a alma que está começando a ter percepção. Taru-tama afirma a percepção de que voce pode ter o infinito em sua alma. Tama-tamaru-tama confirma ambos e mantém a alma ativa em seu nível energético. A invocação de fechamento é endereçada a Sarutahiko Okami, líder dos kamis terrenos e reconhece-o em seu grande poder.

Exercício IV: Okorobi (Entrega/Rendição)
1. Fique em pé como no Exercício III.
2. Coloque a mão esquerda em sua cintura e sua mão direita com dois dedos estendidos, num gesto como se fosse uma "Saudação de Escoteiro".
3. Três Kami são invocados aqui e , com cada invocação voce corta o ar com um movimento de varredura (como se estivesse varrendo/escovando) com sua mão direita, a seguir: Kunitoko-tachi-no-Mikoto! "Yie!" Sarutahiko-no-Okami! "Yie!" Kokuryu-no-Okami! "Yie!" Em cada corte no ar, voce deve dar um passo à frente com seu pé esquerdo e voltar em seguida.

Objetivo do Exercício IV
Especificando esses três importantes Kami, Kunitokotachi-no-Mikoto (o Kami da Terra), Sarutahiko-no-Okami (Kami de guia e chefe dos Kami terrenos), e Kokuryu-no-Okami (kami da água, vida e do ki), voce pode unir-se a eles, remover suas impurezas e receber o poder como se fosse um poder próprio seu.

Exercício V: Ibuki (Respiração)
1. Fique em pé com seus pés separados.
2. Abaixe suas mãos e braços até seus joelhos.
3. Levante seus braços acima de sua cabeça, estendendo-os para fora completamente.
4. Respire enquanto os levanta.
5. Expire vagarosamente e deliberadamente enquanto abaixa suas mãos novamente.
6. Coloque suas mãos e braços até os joelhos e expire completamente.
7. Repita isso cinco vezes.
8. Vire de frente para a cachoeira, reverencie duas vezes, bata palmas uma vez e abra seus braços com as palmas viradas para cima, em direção à cachoeira.

Objetivo do Exercício V
O propósito é concluir a preparação, respirando profundamente, o que tem um efeito de elevar o metabolismo do Ki ao seu nível mais alto de sensitividade e receptividade, por estar absorvendo o Ki do Universo.

Exercício VI: Nyusui (Entrando na Água)
1. Um pouco antes de entrar na água, voce receberá do michihiko, Sakashio (sal purificador), que será salpicado em voce.
2. Receba uma colher (colher longa para servir líquidos) com sal e sakê Japoneses. Borrife na correnteza com a boca cheia, por três vezes.
3. O michihiko recitará a prece com nove letras, seguinte: Ryn-Pyo-To-Sha-Kai-Zin-Retsu_Zai-Zen 1-2-3-4-5-6-7-8-9
4. O michihiko então corta o ar simbolicamente por nove vezes, e grita "Yei!" O Significado da Oração e do Quadrado, em Shinto, os números de 1 a 9 são usados para simbolizar o mundo secular e suas impurezas. Antes de entrar na água, o ato de cortar o quadrado implica em remover as impurezas da existência de suas nove áreas.
5. Entre na água e jogue água em seu rosto, peito e pernas.
6. Bata palmas duas vezes e reverencie uma vez.
7. Corte o ar da direita para esquerda com sua mão direita, como no Exercício IV.
8. Aproxime-se da catarata e entre com o ombro direito primeiro. Gire e fique de frente para o michihiko, segurando suas mãos à frente, com seus dedos médios juntos, apontando para fora de voce.
9. Grite o seguinte: Harae-tamae-Kyiome-tamae-ro-kon-sho-jo!. Continue até que o Michihiko grite "Yei!", como um sinal para que se saia.

Significado da Oração Final
As expressões harae e kyiome apelam para a purificação do indivíduo, ao banhá-lo limpando todos seus tsumi do ro-kon-sho-jo, dos seis elementos dos seres humanos identificados no Shinto, cinco sentidos e da mente. Após o misogi, os participantes voltam ao Haiden após se secarem para um período de chinkonto, prática espiritual, para pacificar a alma. Isso, por sua vez, é seguido por um naorai, uma cerimônia de beber com o Kami que tem efeito de fortificar o musubi vertical. Em outras palavras, as ligações entre as pessoas e o kami se tornam mais fortes. Como é celebrado pelos participantes, musubi horizontal também se fortalece. As conexões entre kami-seres humanos, e o ser humano sendo humano, se torna mais eficiente e na relação pessoa com pessoa e pessoa em relação ao kami podem começar a entender e a se tornar o que seu destino decretou em seu nascimento. Essa é a meta de um misogi ideal e do Shinto --- a tornar possível, como dito por um estudioso, um homo-sapiens se transformar em um homo-excelente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário