domingo, 11 de julho de 2010

Suavidade com energia gera eficiência


O praticante de Aikido deve buscar no seu treinamento diário, o máximo de suavidade possível, evitando movimentos bruscos e com solavancos, que ao fim, resultam numa técnica brutalizada e eivada de força física. A suavidade no Aikido é sinônimo de ausência de choque, quando for efetuar uma técnica com seu parceiro. Todo e qualquer ataque deve ser absorvido de tal forma,que o atacante não sinta a defesa.
Como isso é possível? Ao executar o contato com o Uke, o Tori não deve intencionar sua energia contra o Uke ( seja para esquerda, direita, para cima ou para baixo). Sua defesa ou sua saída, devem ser neutras , de tal forma que o Uke não sinta que está sendo controlado.
Ao efetuar uma defesa por exemplo, nosso primeiro contato deve ser de absorção apenas. O desvio dessa defesa deverá ser feito após esse primeiro contato, onde essa absorção da energia vinda contra o Tori, será neutralizada e depois desviada para a técnica ser finalizada.
O Aikido deve ser praticado com ausência de choque. Essa ausência só é possível, quando estamos totalmente relaxados, quando praticamos o movimento com o máximo de suavidade e circularidade possível, para que a energia flua em nosso tegatana e desloque com o máximo de eficiência possível , nosso Uke.
Uma técnica com choque, bruta, quebra o fluido de energia em nosso corpo, de forma que , para conseguirmos finalizar o movimento, inapelavelmente, teremos que apelar para a força física. A ausência de harmonia representada no primeiro contato ou no primeiro deslocamento, impede que nossa energia se harmonize com a do nosso atacante , gerando assim um choque de energias que só será resolvido forçando o movimento de forma quebrada e forçada.
Suavidade não é treinar devagar ou "mole", mas treinar relaxado, sem intenção, para que a absorção seja perfeita, as energias de Uke e Tori, se encaixem e a energia final flua com potência total.

Nenhum comentário:

Postar um comentário