segunda-feira, 5 de julho de 2010

Aikido, A Arte de decapitar o Ego


No nosso Dojo, assim como em todo dojo onde se treina com sentimento d'alma, buscamos conjugar o treinamento marcial ( físico), com o treinamento psicológico e espiritual.
Acredito que o verdadeiro praticante de Aikido, busca através da mais profunda sinceridade e pureza de espírito, a verdade sobre todas as coisas e sobre si mesmo.
Isso, com o decorrer do treinamento contínuo e dedicado, brota aos poucos no âmago do praticante, em situações em que ele se defronta com suas limitações e com seus obstáculos pessoais.

O caminho do Aikido, assim como outras artes marciais, é permeado de um conjunto de características globais, no qual todos trilham , sem exceção e dentro desse conjunto, o qual podemos denominar de treinamento das técnicas propriamente ditas, cada pessoa confronta-se consigo mesma, em situações específicas e íntimas , que geram no praticante, sentimentos de orgulho, vaidade, medo, desânimo, competitividade... enfim: O EGO!

É nesse determinado momento em que um praticante distingue-se do discípulo.
Enquanto aquele tenta a todo custo, provar para si mesmo, e principalmente para os outros, que ele é o melhor, que ele sabe, que ele domina, mesmo que intimamente , a insegurança o permeie,o discípulo despoja-se de todo e qualquer resquício de orgulho e vaidade e humildemente, a cada dia de treino, abre seu coração, seu corpo e seu espírito, para um novo ensinamento, um novo aspecto antes não percebido que mostre a ele, que ele está longe de tudo saber , de tudo dominar.

O discípulo decapita seu ego a cada dia, não somente no dojo , mas também na vida, despojando sua mente de falsos saberes que o levam à estagnação e consequentemente à derrota resultante da ilusão que assalta aquele que experimenta o sabor de pequenas vitórias.

O Dojo é um espelho da nossa vida, e a forma como treinamos é um espelho de nossa condição psicológica e espiritual no momento.
Por isso, sempre lembro a mim mesma e a meus alunos, que não estamos apenas treinando Aikido, não estamos apenas executando uma técnica com nosso parceiro. Devemos atentar para a forma como estamos fazendo isso.
É de uma forma apressada, brusca, com movimentos truncados, onde o objetivo é apenas finalizar a técnica e subjugar nosso parceiro?
Ou é de uma forma centrada, almejante da perfeição e da suavidade?
Exemplificando: fazendo uma analogia com a vida... pessoas que não vivem, que estão sempre com pressa, fazem as coisas automaticamente, de forma obrigatória, opressa e portanto, infeliz.

O Dojo é um mar de egos ( todo ser humano possui suas fraquezas), onde o verdadeiro lutador é aquele que não luta contra o outro, contra a vida , mas luta contra seus sentimentos sombrios, para que consiga enxergar a luz da sabedoria e consequentemente , da vitória.

13 comentários:

  1. Ótimo, Erika!
    Adorei. Ultimamente não tenho frequentado nenhum Dojo, mas, à epoca em que o fazia, tinha a percepção de que o comportamento no Dojo e fora dele em muito se aproximavam.
    Gosto dessa ideia do treinamento marcial, luta, esporte serem um meio para o desenvolvimento humano.
    Bjo.

    ResponderExcluir
  2. O texto é bem interessante, no entanto, surge a seguinte dúvida: no seu nível de graduação você conseguiu decapitar o seu ego, dentro e fora do dojô?

    ResponderExcluir
  3. Prezado Aiki, o ego é um desafio a ser vencido a cada dia de nossa existência, pois ele é o nosso maior inimigo. Tanto dentro, como fora do dojo, tento vencê-lo com muita humildade , a cada percalço que a vida as vezes nos prepara, no entanto, como ser humano, é claro que vez ou outra, vejo-me enredada nos caminhos traiçoeiros e ilusórios que nosso ego e seus comparsas, nos engendram. Cada queda sofrida serve fortemente como um lembrete de minha fraqueza momentânea.
    Ego: nosso maior desafio na existência.

    ResponderExcluir
  4. Erika, em parte eu discordo da sua opinião, pelo seguinte aspecto: o princípio da filosofia do Aikidô não objetiva neutralizar o atacante, (no caso, o ego), e sim o próprio ataque, nas quais representariam os aspectos mais exagerados. A harmonia dessa personalidade externa é a resposta para nos tornar mais equilibrados e felizes. É preciso resolver os conflitos sem conflitos, sem egos.
    Pense nisso.

    ResponderExcluir
  5. Prezado Aiki, no caso, os "ataques" do ego, seriam nossos sentimentos de orgulho, vaidade, competitividade exacerbada... sentimentos que nos distanciam da filosofia do Aikido , que é o amor e a harmonia. Acho que estamos discordando em questões genéricas, não essenciais. Pense que o ataque tem que partir de algum lugar... E acredito sim, que a neutralização desse atacante, seria harmonizarmo-nos com ele para depois , desviarmos tais energias para onde bem entendermos, tudo sob nosso controle, fazendo uma analogia com qualquer técnica de Aikido.
    Enquanto seres humanos, sempre haverá conflitos e sempre haverá egos. Outra proposta é ilusória e fora ainda do alcance da humanidade. Por isso, eu falei que é um desafio constante e perene.

    ResponderExcluir
  6. Cara Erika,
    Se for aplicado sem o radicalismo proposto no seu texto principal, então estarei de acordo contigo. O que eu disse não é uma "proposta ilusória e fora ainda do alcance da humanidade." O caminho do AIKI aplicado de forma correta dentro e fora do dojô não necessita da aniquilação do ego (ou da própria personalidade), e sim um caminho de conciliação e equilíbrio. Entendeu?

    ResponderExcluir
  7. Aiki, respondendo a sua postagem acredito que aniquilar o ego seja se propor a superar os sentimentos mais inferiores que o ser humano possui. Para mim isso não é radicalismo e sim idealismo, onde se almeja alcançar, através de muito treinamento e detrminação, o caminho de harmonia e equilíbrio

    ResponderExcluir
  8. Caro Samurai,
    A diferença entre o remédio e o veneno está quantidade nas quais eles são aplicados. Existe uma linha muito tênue entre idealismo e o fanatismo e, em qualquer caminho que sigamos precisamos somente nos acautelar para não ir além daquilo que é necessário. Muitos sabem o que é melhor para si, mas existem outros que não tem essa noção, seguindo uma linha aniquilação da própria personalidade.

    ResponderExcluir
  9. Aiki, não estou entendendo porque tanta polêmica, já que sabemos que o caminho evolutivo de cada um é individual e depende do esforço aplicado para se atingir a meta desejada. Discordo sobre o que vc escreveu, em uma aniquilação da personalidade. O ser humano em sua busca para se aperfeiçoar, procurará sempre fazer o melhor para si sem invadir ou julgar o próximo. Acho que é pela introspecção, aparando suas arestas que se evolui...por que julgar tanto irmão? não perca seu tempo analisando a filosofia dos outros, como sendo fanática ou não, assim vc pode esquecer de vc mesmo... veneno pra vc pode não ser para outros, já dizia a milenar sabedoria.

    ResponderExcluir
  10. Concordo com vc Samurai, pois acredito que todo ser humano é imbuído de uma sabedoria interior, e quando o propósito é elevado e nobre, os meios que o levam a ele, também o são. Temos sempre a liberdade de seguir o caminho que melhor nos aprouver.

    ResponderExcluir
  11. Sensei, acho que esse é o grande desafio...
    A liberdade que temos para fazermos nossas escolhas, mas o Aikido me ensinou que não é analisando o comportamento dos outros que vai nos fazer evoluir mas sim, nos enfraquecer energeticamente.

    ResponderExcluir
  12. Rapaz a historia é sempre a mesma: Vez outra alguem mostra seu lado "iluminado" do aikido na web... Se o entendimento destas coisas é tão pessoal e único por que ficamos escrevendo estas coisas? Melhor guardar para si e só falar de coisas mais físicas e menos das metafísicas... ou falar nisso no dojo... se não corremos o risco destas polêmicas tolas. Um Sensei com quem treinei, sandan, falou uma vez: "Eu não ensino filosofia ou falo de filosofia. Veja isso nos livros em casa e tente por meio do treino arduo compreender. E tenha a sua compreensão. Vamos treinar.." Se uma pessoa com tanta estrada como ele falava isso, por que novos dans, comumente, já querem entrar tanto nessa ceara? Não entendo...

    vamos amolar nossas espadas por que senão não vamso decapitar o ego direito e ele vai ficar meio pendurado em nós.. rs rs desculpe mas não resisti..

    ResponderExcluir
  13. Ao escrever esse tópico, não imaginei que traria tantas polêmicas, mas enfim, é sempre bom saber a opinião das pessoas sobre um assunto tão controvertido.
    Pensando por esse lado, realmente... apliquemos a filosofia e a espiritualidade aprendida no dojo! Mas por que não tentar desvendar juntos, um pouquinho desse tema tão profundo? Realmente é um tema bastante pessoal, mas acredito que seja sempre válido tentar compartilhar idéias para chegarmos a novos conceitos ou aprofundá-los.
    Alguém sempre terá uma visão nova e um valor a acrescentar e assim, podemos crescer juntos.
    Mas enfim... é apenas a minha opinião. Agradeço a contribuição.

    ResponderExcluir